ENTENDA O QUE ACONTECE APÓS SUA COMPRA

Entendendo os processos

Todo o pedido que é recebido pela loja virtual só será encaminhado (produto retirado do estoque, embalado, enviado) após a confirmação de pagamento. De uma forma geral e simplificada, o percurso de uma compra eletrônica se dá assim:

  • Você faz seu pedido (escolhendo o produto e a forma de pagamento);
  • Seu pedido é recebido;
  • Pagamento é aprovado;
  • O produto é faturado e processado (ou seja: retirado do estoque e embalado e enviado);
  • Pedido é concluído.

Status do pedido

Saber o que cada status de pedido está indicando é essencial tanto para o comprador, como para a loja que está oferecendo o recurso. Porém, podem gerar algumas confusões. Por isso, é necessário a total atenção a cada um deles. Por mais que possam ser similares, cada status se enquadra em situações específicas e distinguir entre um e outro é fundamental. Abaixo separamos os status do pedido e ao que se referem:

Pagamento Pendente:

Aqui o mais importante é saber que o pagamento não foi iniciado, porém o pedido foi recebido com sucesso. Ou seja: a loja está ciente da sua encomenda, mas o pagamento ainda não foi efetuado.

Processando:

Nesta etapa a parte do cliente já está feita e agora é com a loja. Isto quer dizer que o pagamento foi aprovado e o pedido está sendo finalizado. É neste momento que o produto é processado, faturado e encaminhado para expedição.

Separado para produção:

Nesta etapa esse status quer dizer que o produto que não se encontra em estoque foi enviado para a produção, passando por todo o processo até ser concluído e enviado ao próximo passo.

Separando produtos:

Nesta etapa só ficará visível se seu produto estiver em estoque, o que significa que ele já esta pronto e foi separado para o próximo passo que seria preparação para o envio.

Preparado e Aguardando envio:

Nesta fase ja entramos na reta final, que seria seu produto esta pronto para o envio já embalado e aguardando a coleta dos correios ou transportadora para dai sim ser informado o rastreio..

Concluído:

Pedido finalizado e concluído.  Significa que o produto já saiu de nosso centro de distribuição e está a caminho do local de destino. Caso não tenha recebido anteriormente o codigo de rastreio o mesmo estará sendo enviado neste momento

Aguardando:

Quando este status aparece quer dizer que o pagamento está sendo aguardado. Ou seja: o pedido foi recebido, porém, o pagamento está na espera, ainda não foi feito. Um aspecto interessante é que quando isso acontece o produto já fica reservado no estoque para o cliente até a realização do pagamento.

Falhado:

Neste caso, o pagamento não foi efetuado ou foi recusado. Vale ressaltar que muitas vezes este status pode não aparecer de imediato e sim, como pendente esperando ser verificado.

Cancelado:

O pedido foi cancelado ou pelo cliente ou a loja. Quando isso acontece não há necessidade de qualquer ação adicional.

Reembolsado:

Significa que o reembolso foi feito pela Lloja.

Alertas de e-mail

Agora que cada status do pedido está claro, será mais fácil entender os alertas de e-mail que o sistema envia para cada ação efetuada pelo cliente. Vale reforçar que este é um recurso da loja para deixar o cliente ciente de todas as etapas que seu pedido passa, e também, de qualquer ação que ele execute dentro da loja virtual. Os e-mails estão configurados para as seguintes situações:

  • Novo pedido: quando o pedido é gerado na loja virtual;
  • Pedido cancelado: quando o status do pedido é alterado para cancelado;
  • Processando pedido: assim que o pedido teve o pagamento aprovado, o status é alterado para processando e o cliente é informado;
  • Pedido concluído: o pedido completo é enviado para o cliente. Neste caso, o pedido já é marcado pela loja como concluído, e geralmente indica que o pedido foi enviado;
  • Pedido reembolso: quando existe alguma situação de reembolso, o alerta por e-mail informa quando a loja fez o depósito;
  • Fatura do cliente: é enviado para o cliente contendo as informações do pedido e links para pagamento;
  • Redefinir senha: enviado ao cliente para redefinir sua senha de uso;
  • Nova conta: é enviado para o cliente quando ele se cadastra na finalização do pedido ou na página da conta;
  • Código de Rastreamento: quando configurado um código de rastreamento dentro de um pedido.

Conclusão:

Um dos erros mais frequentes é  confundir o status “processando” e “aguardando”. Nunca é demais reforçar: quando seu pedido está como processando significa que o pagamento já foi efetuado e que seu produto está sendo preparado como informado nos status acima. Já se estiver como aguardando significa que seu pedido foi recebido, porém, o pagamento dele ainda está na espera, o banco ainda não repassou o valor para nossa empresa no caso de cartão de crédito, debito, ou TED, no caso do boleto são até 5 dias úteis para que o banco nos informe que foi pago o boleto. Neste caso, o produto já fica reservado para cliente e será liberado assim que o pagamento for confirmado.